?

Total de visualizações de página

,.,.

https://www.magazinevoce.com.br/magazinejeannunes/p/tablets/396200/tablet-microboard-ellite-alumini

, ,

,                                                                            ,
FILMES SELECIONADOS ESPECIALMENTE PRA VOCÊ

Galeria de postagens mais recente

mecanismos de busca GOOGLE YAHOO BING





O verdadeiro poder do “Powered By”.
Por Daniel Pavani
Os mecanismos de busca da internet, como o Google ou o Bing, da Microsoft, oferecem atualmente ferramentas essenciais para a produtividade de praticamente todas as pessoas em contato com a rede. Quem realmente consegue ficar um dia sem fazer nenhuma busca em um destes serviços? Procurar um caminho até um determinado local, o artista da música que tocou no rádio, o significado de alguma palavra, a cor da bandeira do Azerbaijão: O que não é possível encontrar?
Porém, não só de Google ou Bing vive a internet. Há uma infinidade de serviços de busca específicos ou de marca que produzem (ou não) resultados especializados. Eles não são nem de longe campeões de audiância: o Google divide meio que por igual com o Yahoo! o segmento de buscas nos Estados Unidos, e domina o mercado brasileiro com 98% da preferência. Mas os alternativos existem e têm sua utilidade ou são, no mínimo, curiosos.
Aliás, dizer que “nem só de Google e Bing vive a internet” também não é muito preciso. Além de possuir sua ferramenta nativa, estes dois serviços disponibilizam seu mecanismo de busca para que os interessados possam desenvolver uma busca personalizada ou mesmo uma busca interna em seu site. Até o Yahoo! não tem motor de busca próprio e usa o motor e o índice do Bing.
.
O buscador ecológico planta uma árvore a cada 50 mil buscas.
O buscador ecológico planta uma árvore a cada 50 mil buscas.

Google

O Google ainda é a maior ferramenta em número de pesquisas realizadas, tanto globalmente quanto no Brasil. É claro que a maioria das pessoas utilizam o buscador “convencional” na hora de procurar pelo que precisam. Entretanto, é bom saber que existem personalizações bastante interessantes para buscas mais específicas. Estas personalizações podem ser feitas com o Google Pesquisa Personalizada.
Home dos buscadores religiosos islâmico (à esquerda) e católico (à direita).
Home dos buscadores religiosos islâmico (à esquerda) e católico (à direita).
Em um período de crescente preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade das atividades humanas, o site eco4planet.com – conhecido como o buscador ecológico – oferece uma alternativa interessante para as buscas. Com o mecanismo Google, a página apresenta uma contagem em sua home que sempre se inicia em 50 mil, regredindo a cada busca realizada. Ao chegar a zero, o contador volta para 50 mil e uma árvore é plantada. Até o momento, foram plantadas 425 árvores desde o início das operações do site, em 2009.
musgle.com oferece uma busca personalizada para músicas. Buscando por uma música ou artista, o usuário encontra resultados de arquivos públicos para ouvir músicas e CDs, inclusive com a possibilidade de download. Já com o lyrster.com, o usuário pode encontrar as músicas por meio de trechos da letra que ele conhece – excelente!
Entretanto, não só de entretenimento vive o homem e, para os religiosos, existem também mecanismos de busca especializados. O theislamicsearch.com se considera “a melhor maneira de muçulmanos navegarem na internet”. Com o mesmo tema e uma religião diferente, o cathoogle.com se declara como “a melhor forma para os católicos navegarem na internet”. Religião à parte, os dois mecanismos personalizados possuem pelo menos um ponto em comum, em nenhum deles é possível encontrar material de conteúdo pornográfico. Para um rápido teste, basta fazer uma busca por “Playboy” – nenhuma das páginas possui nenhum resultado.
.

Bing

Tela do buscador das tirinhas. Crédito: Buscador Calvin e Haroldo.
Tela do buscador das tirinhas. Crédito: Buscador Calvin e Haroldo.
O Bing é muito mais recente que o Google, e ainda engatinha como buscador pelo mundo, o que se dirá no Brasil. Mesmo assim, o buscador da Microsoft já tem conquistado um bom espaço entre os internautas, principalmente pelo uso do Internet Explorer e após a sua adoção pelo Yahoo!.
Assim como o Google, o Bing também disponibiliza o APIpara desenvolvedores, disponível na páginabing.com/developers/appids.aspx.
Uma das buscas personalizadas mais interessantes é a de tirinhas do Calvin e Haroldo, disponível no link goo.gl/OPmmf. Ele aceita poucos tipos de entrada, por enquanto. A busca deve ser feita com a frase exata procurada. Por exemplo, se o usuário deseja encontrar uma tirinha com as palavras avião e árvore, deve escolher uma delas para a procura e depois procurar nos resultados. Se ele entrar com avião árvore – assim como já é costume em buscadores da web – a busca será feita pela expressão formada pelas duas palavras.
Quem lembrar de uma data específica para procurar uma história, pode procurar diretamente, no formato americano, ou seja, MM/DD/AAAA. Vale lembrar que quem quer procurar as tirinhas por sua data, elas foram publicadas apenas entre 18/11/1985 e 31/12/1995.
Página do Bing vs Google, mostrando as diferenças dos resultados para uma mesma busca.
Página do Bing vs Google, mostrando as diferenças dos resultados para uma mesma busca.
.

Bing ou Google?

Cada usuário da internet tem sua preferência com relação a buscas na internet. Pode depender de seu navegador – IE ou Chrome, por exemplo, possuem como mecanismos padrões de busca o Bing e o Google, respectivamente, ainda que possam ser modificados. Pode depender de costume ou mesmo de falta de conhecimento de outros mecanismos. Vale lembrar que o Google é tão popular que na língua inglesa ele já virou um verbo e, desde 2006 já está presente no dicionário Oxford, um dos mais importantes da língua.
De acordo com o site BGR, em outubro do ano passado, nos Estados Unidos, o Google representava 66,3 % das buscas, contra 16,5 % do Yahoo! e 11,5 % do Bing. Como as buscas do Yahoo! agora são feitas por meio do Bing, então estes números devem ser somados.
Sejam quais forem os motivos das preferências, é claro que os mecanismos de busca possuem suas diferenças. Uma ferramenta muito interessante nesta comparação entre Google e Bing é a bing-vs-google.com. Nela, o usuário pode comprar facilmente os resultados encontrados por cada buscador com as duas ferramentas, mostrados lado a lado na mesma tela.
Em suma, cada um tem sua preferência na hora de buscar alguma coisa na internet e muito provavelmente o usuário acaba encontrando o que quer nas páginas normais do Google ou do Bing. Porém, é bom saber que existem ferramentas específicas para outro tipo de resultados, o que pode ser muito útil em alguma situações.
Mais notícias em dpavani.geek.com.br.

FILMES MAIS ASSISTIDOS

--------------------------------------------------

,


.

DEIXE SEU COMENTARIO SOBRE A PAGINA'